Políticas e Práticas

Ação de forma

Consciente e proactiva

Política da Qualidade, Ambiente e Sustentabilidade

A Metalconforme enquanto fabricante de dispositivos e ferramentas para formar e testar cablagens e outros componentes elétricos da indústria automóvel promove uma garantia de fiabilidade e qualidade desta indústria. Enquanto empresa a Metalconforme assume a Qualidade, Ambiente e a Sustentabilidade como elementos estratégicos de gestão, que visam o seu compromisso para o desenvolvimento da sua atividade
e promoção da melhoria contínua. Neste sentido, a Metalconforme compromete-se a orientar a sua atuação pelos seguintes princípios:

Gestão

Criar valor, viabilizando economicamente a organização;

Tratar os nossos clientes com profissionalismo, respeito e honestidade;

Compromisso para o cumprimento de requisitos legais, normativos e de obrigações de conformidade;

Garantir o profissionalismo dos nossos colaboradores, através da disponibilização dos recursos e meios necessários.

Qualidade

Consciência, conhecimento e cumprimento de todas as regras que contribuam para as boas práticas de fabrico.

Compromisso na melhoria contínua pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos e eficácia do sistema.

Ser uma empresa reconhecida pela qualidade dos nossos produtos e pela nossa ética profissional.

Proteger o Ambiente

Mitigar o impacto ambiental, em todas as fases dos processos na tomada de decisão.

Capacitar e consciencializar para a melhoria do desempenho ambiental.

Compromisso para a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição através da mitigação dos aspetos ambientais significativos;

Segurança no Trabalho

Promover e incentivar a segurança no trabalho em todas as atividades.

Prevenir a ocorrência de acidentes e garantir a existência de meios de resposta a emergências.

Prevenir as doenças profissionais e acompanhar a saúde dos trabalhadores, tendo em conta as especificidades da atividade.

Capital Humano

Não discriminação e igualdade de oportunidades.

Respeitar os direitos humanos e evitar situações em que possa ser corresponsável por violações aos direitos humanos, designadamente, trabalho infantil, trabalho forçado e compulsório, discriminação, ameaça à liberdade de associação, condições inadequadas de saúde e segurança, práticas disciplinares, remuneração injusta e horário de trabalho ilegal.

Auscultar periodicamente as expectativas dos colaboradores, tendo em vista manter a sua satisfação pessoal e profissional, bem como os níveis de produtividade.

Relações com as partes interessadas

Comunicar, compreender os requisitos e interesses das partes interessadas de forma a corresponder e superar as suas expetativas.

Honrar os compromissos com os fornecedores. Qualquer prática ou tentativa de corrupção ou suborno é repudiada por todos os colaboradores da nossa organização.

Gestão dos resíduos

Os resíduos produzidos no âmbito da atividade devem ser tratados da seguinte forma:

  • Devem ser devidamente separados, acondicionados e identificados de acordo com o código LER;
  • Devem ser encaminhados para destino final adequado através da respetiva e-GAR (Gestor de Resíduos Autorizado); Mesmo que não seja possível obter a e-GAR, deve ser garantido o encaminhamento para o ecoponto adequado ao resíduo (por exemplo: pilhas);
  • Devem ser monitorizado quanto à quantidade e tipo de resíduos produzidos;
  • Deve ser preenchimento do MIRR – Mapa Integrado de Registo de Resíduos (quando aplicável);

Energia Elétrica

  • Apagar as luzes quando as mesmas não forem necessárias: luz natural suficiente; espaços vazios: gabinetes, WC´s; ou final do dia e hora do almoço (espaços total ou parcialmente desocupados).
  • Desligar (computadores + monitores) individuais: ter sempre ativado o (módulo de poupança + “bloqueio do acesso” ao fim de alguns minutos); bloquear computador e desligar monitor à hora de almoço; desligar (computador + monitor) ao final do dia.
  • Ventilação natural, sempre que possível;
  • Manter as portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado;
  • Racionalização do Consumo de Energia Elétrica (desligar as máquinas e restantes aparelhos quando não estiverem a produzir);

Papel / cartão

  • Imprimir e fotocopiar dos dois lados da folha (sempre que seja possível)
  • Reutilizar as folhas impressas apenas de um lado como folhas de rascunho;
  • Evitar imprimir documentação que seja possível analisar em suporte informático;
  • Usar papel reciclado;
  • Realizar digitalizações em detrimento das cópias;
  • Diminuir a quantidade de emails impressos;

Água

  • Evitar o desperdício de água (verificar se as torneiras ficam convenientemente fechadas);
  • Consumo de água de forma responsável.
  • Sensibilização dos colaboradores para o uso de garrafas de água em vez de copos.

Toners e tinteiros

  • Antes de trocar o toner ou tinteiro de uma impressora ou fotocopiadora, etc… quando este indicar que deve ser substituído, agitar o toner ou tinteiro e voltar a colocar (desta forma poderá garantir a maior aproveitamento do toner ou tinteiro pois este dará para mais algumas cópias);